Goiânia, segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Um caminho para uma vida diferente: são as Ecovilas!

Pin It


Viver em comunidade está na gênese da humanidade. Nos milhares de anos de nossa história sempre foi assim, em contato intimo com a natureza, estrutura social de apoio mútuo, cooperação, etc. A sociedade moderna, competitiva, individualista, consumista e demais detalhes impactantes colocou o planeta em estado de choque, penúria e colapso. 
Vale Solaris - Bela Vista


As ecovilas são um retorno a essa ancestralidade, recuperando conhecimentos antigos, integrando novas tecnologias, buscando harmonia num sentido amplo, irrestrito e profundo. Inúmeras experiências de ecovilas pelo mundo se tornaram referências e acumularam um conhecimento rico que, se espalha por todos os cantos. Sieben Linden, na Alemanha; Findhorn, na Escócia; Auroville, na Índia que é agrupamento de ecovilas, só pra citar alguns. 
Ecovila Guabaré - IPEC-Pirenópolis


Uma ecovila integra uma infinidade de atividades e processos como, produção local e orgânica de alimentos; utilização de sistemas de energias renováveis; utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções (bioconstrução ou arquitetura sustentável); criação de esquemas de apoio social e familiar; diversidade cultural e espiritual e, muito, muito mais.

Ecovila Vale do Éden - Aragoiânia

Próximo a Goiânia existem várias ecovilas. Algumas começando a surgir, outras com uma história mais avançada. Fomos conhecer a Ecovila Vale do Éden, em Aragoiânia; Ecovila Guabaré, do IPEC, em Pirenópolis e o Vale Solaris, em Bela Vista. Cada um possui sua história e um modelo de congregar pessoas interessadas em buscar uma vida em comunidade, e explorar as possibilidades de viver mais, com menos. Esse “menos”, é bem mais do que você imagina! 




O progrma Conexão Ambiental vai ao ar na terça-feira, às 19h, com reprises na quarta, ás 11:20 e domingo, às 16:30. Canais; 13.1 Tv aberta - 520 NET - 313 SKY. Ao vivo pelo: http://blog.tvbrasilcentral.com.br/p/sintonize.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...