Goiânia, segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

É solar, e você pode produzir na sua casa!

Pin It


O assunto não é novo, mas a novidade é que os governos começaram a desembaralhar o velho novelo da microgeração da energia solar no Brasil. Goiás até saiu na frente quando aderiu ao Convênio ICMS Nº16/2015 do CONFAZ, para isentarem o ICMS sobre a energia, um dos imbróglios para que qualquer cidadão ou cidadã pudessem gerar sua própria energia elétrica a partir de um sistema fotovoltaico. 
Dr. Enes Marra - UFG

Alguns nós desse novelo ainda permanecem, mas a política do governo goiano é desentravar os pontos que ainda restam e desenvolver a cadeia produtiva deste nicho de mercado, com olhos ao pequeno e médio empreendedor. Uma cadeia que exige muita especialização, pesquisa e investimentos. Os furtos são seguros. A prova disso é que o mercado das energias complementares não sentiram os eventos da crise financeira.

Danúsia Arantes - Secima

Para um estado que possui sol o ano todo, não é exagero dizer que começou tarde no desenvolvimento de políticas públicas. Num momento histórico em que, uma crise hídrica sem precedentes se instala no país, é urgente a adoção de medidas emergências mas, e definitivamente, políticas de estado para superar de vez este problema. Neste sentido, o governo de Goiás instituiu o programa Goiás Solar.


Welson Pereira - usuário
Fomos a campo e conversamos com gente entendida do assunto. A Universidade Federal de Goiás, por meio de sua Escola de Engenharia Elétrica, está na crista da onda pesquisando o tema. Conversamos com a superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes. E batemos um papo interessante com quem já aderiu à produção de energia fotovoltaica e, pasmem, a coisa funciona mesmo! É redução e “zeração” da conta de energia. Mas isso você vai entender melhor assistindo ao programa. 

O progrma Conexão Ambiental vai ao ar na terça-feira, às 19h, com reprises na quarta, ás 11:20 e domingo, às 16:30. Canais; 13.1 Tv aberta - 520 NET - 313 SKY. Ao vivo pelo: http://blog.tvbrasilcentral.com.br/p/sintonize.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...