Goiânia, terça-feira, 21 de novembro de 2017

Mudanças climáticas: a agropecuária enfrenta seu maior desafio

Pin It
Que o clima mudou e vai se acentuar cada vez mais isto é fato esse debate muito em too o planeta. Se esquenta ou esfria, ainda não é consenso, mas outro fato é que o modelo de produção de alimentos enfrenta seu desafio maior: a adaptação. A população mundial deve atingir 9 bilhões de bocas até 2050, mas seremos 8,6 bilhões em 2030. E vamos necessitar cada dia mais de água limpa e terra fértil, mas o modelo de produção não está alinhado com as projeções de crescimento. É preciso sustentabilidade como nunca tivemos!

A equipe do programa Conexão Ambiental foi até a Escola de Agronomia da UFG, onde especialistas se reuniram para mais um debate em torno deste tema. Encontros como este acontecem rotineiramente em Goiás, pelo Brasil e no mundo. Instituições públicas, privadas e empresas buscam respostas a muitas perguntas que preocupam produtores e, ainda mais, os pesquisadores. Estes enxergam as mudanças do clima sob o prisma global e em longo prazo.

Conversamos com três pesquisadores e exploramos aspectos diferentes do assunto: Dr. Altair Sales (Unisinos), Dr. Paulo de Marco (UFG) e Dr. Ciniro Júnior (Imaflora). Cada pesquisador abordou de forma técnica o momento da produção de alimentos no mundo, o modelo de produção da pecuária e da agricultura, seus pontos negativos, a crise hídrica, os gases de efeitos estufa, os primeiros sintomas da mudança do clima, e os caminhos apontados pelas pesquisas para mitigar os problemas e, talvez, resolvê-los. 



O programa Conexão Ambiental vai ao ar na terça-feira, às 19h, com reprises na quarta, ás 11:20 e domingo, às 16:30. Canais; 13.1 Tv aberta - 520 NET - 313 SKY.
Ao vivo pelo: http://blog.tvbrasilcentral.com.br/p/sintonize.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...