Goiânia, segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Cozinha do Cerrado, rica e promissora

Pin It
Existe uma culinária genuinamente do cerrado, com tudo que o bioma pode oferecer de cores e sabores? Sim, existe. Quem afirma é a professora Cristiane Souza, coordenadora do Curso de Gastronomia, da PUC Goiás. E segundo Cristiane, essa cozinha especializada ainda tem muito espaço para crescer, proporcionando a descoberta para novas receitas que podem correr o mundo. 
Mas para isso desenvolver e gerar frutos, tem que ter mais projetos de pesquisas da flora do cerrado e investimentos para que o setor da gastronomia cresça. Essa foi a constatação de peso que o programa Conexão Ambiental percebeu nessa empreitada para saber um pouco sobre essa culinária, que é conhecida quase que especificamente pelo pequi. 
No Laboratório de Gastronomia da PUC Goiás conhecemos o estudante Eliézio Nascimento, que recentemente ganhou em primeiro lugar, na categoria estudante do Enchefs, Encontro de Chefs de Goiás. Sobre ser um chefe de cozinha, o Eliézio já descartou, mas isso você vai saber dos detalhes durante o programa. De lá nós saboreamos um filé de peixe coberto com castanha da barú e molho de maracujá. Água na boca só de pensar!
Lá fomos também conhecer outra escola goianiense que form
a mestres para os sabores do cerrado: O Instituto Federal de Goiás, campus Goiânia, onde conversamos com a professora Rebeca Rubim. Aproveitamos e degustamos uma Panqueca de Jatobá, deliciosamente acompanhada de um Chutney de Cagaita.

O programa Conexão Ambiental vai ao ar na terça-feira, às 19h, com reprises na quarta, ás 11:20 e domingo, às 16:30. Canais; 13.1 Tv aberta - 520 NET - 313 SKY. Ao vivo pelo: http://blog.tvbrasilcentral.com.br/p/sintonize.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...