Goiânia, quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Assédio no Trabalho é o tema do Programa Sobre Todas as Coisas de segunda-feira, 13 de novembro

Pin It
google.com



“Trabalhadora que sofria assédio sexual vai receber 20 mil reais de indenização por danos morais”. “Tribunal mantém  dispensa por justa causa de trabalhador que participou de assédio sexual a colegas vigilantes”. Nas últimas semanas, notícias sobre esse tema ganharam ainda mais   destaque  na mídia internacional, depois da onda de denúncias feitas por atrizes famosas contra diretores e produtores de cinema de Holywood. A mais grave é contra o produtor americano Harley Weinstein, de 65 anos, premiado várias vezes com o Oscar. Segundo os jornais, Harley teria  assediado nos últimos trinta anos, mais de 20 mulheres, todas em troca de papeis nos filmes que ele produziu. Entre as vítimas está a atriz Angelina Jolie que relatou o caso ao jornal  The New York Times. As denúncias de assédio sexual atingiram também o poder do Reino Unido. Parlamentares de vários partidos ingleses são acusados de praticarem o mesmo crime. As denúncias  já provocaram a renúncia do ministro da Defesa britânico e podem estar por trás do suicídio de um ministro do País de Gales.

De acordo com uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram esse tipo de abuso, psicológico ou físico, no ambiente  profissional.
Para o Ministério do Trabalho e do Emprego, assédio Sexual é o constrangimento de colegas de trabalho através de cantadas e insinuações de teor sexual. Atitudes que podem  ser claras ou sutis, como piadinhas, fotos  pornográficas, brincadeiras e comentários constrangedores.  Esse tipo de violência não atinge somente mulheres, mas também homens.

Denunciar qualquer assédio sexual ou moral  no trabalho não é uma decisão fácil para as vítimas. Por causa  do constrangimento elas preferem o silêncio. Têm medo  também de perseguições e mais violência. Mas  essa situação está mudando? No Brasil, há mais denúncias sendo feitas?
Qual a primeira atitude que uma pessoa deve tomar ao ser assediada no trabalho?

Essas e outras questões serão respondidas no Programa Sobre Todas as Coisas da próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, ao vivo das 19 às 20h na TV Brasil Central.

E você de casa pode participar mandando sua pergunta pelas redes sociais: WHATSPP 62 99631-1006, TWITTER, @tvbrasilcentral, E-MAIL sobretodasascoisastv@hotmail.com e http://blog.tvbrasilcentral.com.br e aqui na nossa página do FACEBOOK.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...