Goiânia, terça-feira, 3 de outubro de 2017

Uma escola diferente na onda do Conexão Ambiental

Pin It
Era uma vez uma escola....uma escola em que a criança aprendia com os pássaros. Essa comparação se dá pelo viés da liberdade que acreditamos que eles têm! A curiosidade foi tanta que lá fomos conhecer como essa escola ensina. Como diz o professor João Batista, “aqui a criança aprende a partir do momento que passa pelo portão da escola”.

A escola é o sonho de um grupo de irmãos, todos professores que há décadas se dedicam ao ensino. 

Mas um ensino diferente. Foi isso que vimos ao chegar cedo na escola. Num dos espaços acontecia uma espécie de teatro. Música, encenação, algumas crianças vestidas de animais e muita participação. Nas palavras dos professores, “tudo aqui é um quadro-negro”.

O mais curioso dessa escola é que há apenas uma sala que indica ser uma sala de aula, com cadeiras e mesas. O restante, num imenso terreno, são espaços de vivências e aprendizado que as crianças vão passando e, juntamente com os professores, conversando e questionando cada proposta que é colada pela professora. Após conhecerem e experimentarem uma fruta, o resto vai pra um triturador para virar adubo. 

Uma escola que foi construída em harmonia com a natureza. Muitas árvores e integração com o verde, deixando a criança mais livre para que a curiosidade seja o vetor da busca pelo conhecimento. 

Um pequeno buraco no chão é o suficiente para falar de biologia, geografia, matemática e português!

Ao final do dia, pais e mães vão buscar seus pequenos. Muitos reclamam que querem ficar um pouco mais. E fico a imaginar se todas as escolas deste país tivessem a metade da estrutura da Casa Verde. 

Um método de ensino que estimula à participação, a integração, a comunhão de ideias e a busca de soluções em conjunto. Uma escola que ensina com liberdade, como os pássaros.




O programa Conexão Ambiental vai ao ar na terça-feira, às 19h, com reprises na quarta, ás 11:20 e domingo, às 16:30. Canais; 13.1 Tv aberta - 520 NET - 313 SKY.
Ao vivo pelo: http://blog.tvbrasilcentral.com.br/p/sintonize.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...