Goiânia, quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Temos Vagas" é o tema do Sobre Todas as Coisas

Pin It
Enquanto milhares de brasileiros estão à procura de um emprego, sobram vagas para pessoas com deficiência no concorrido mercado de trabalho. O Sine-GO, por exemplo, disponibiliza mais de 30 vagas exclusivas para o cumprimento da lei 8.213/91, conhecida como lei de cotas. A norma obriga as empresas com mais de cem funcionários a preencher com deficientes 2% a 5% das vagas, mas nem sempre a legislação cumprida, sob a justificativa de falta de mão de obra qualificada.


Segundo o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física), esse tipo de inclusão esbarra em algumas dificuldades para a pessoa com deficiência. Entre os maiores obstáculos, estão o preconceito, a necessária adaptação de ambientes de trabalho, como a instalação de rampas e alargamento de portas, e a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.

Como vencer essas barreiras? Falta política específica para qualificação dessa parcela da sociedade? As empresas que não investem em acessibilidade e nem cumprem a lei de cotas estão sujeitas a que penalidades? A responsabilidade de treinamento e capacitação seria do empregador ou do empregado?

Essas e outras questões serão abordadas no programa Sobre Todas as Coisas, da próxima segunda feira, 5 de setembro, ao vivo, a partir das 20h00, na TV Brasil Central.

São nossos convidados: a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Janilda Guimarães de Lima; o vice-presidente da Adfego, André Jonas Campos e o empresário, Evandro Tokarski. Participe e dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...